Entrevista com João Gimbi

Mais uma vez a TchiowaHub foi ao encontro de mais um jovem talento Cabindense,um verdadeiro batalhador e auto didata no mundo das Tecnologias da Informação. João Gimbi é Co fundador da Cabinda TI centro de formação profissional especificado em Redes Cisco e Hostacad uma micro empresa da Tecnologia de informação e prestação de serviços.

TCHIOWAHUB: Como entrou para o mundo das tecnologias?

JOÃO GIMBI: Sempre pensei em ajudar a sociedade, e a única área que eu achei era na Tecnologia.

TCHIOWAHUB: Muitos são os jovens em Angola que reclamam sobre varias dificuldades na busca do conhecimento, e algo que nos chamou atenção e que você estudou quase tudo que sabe sobre TICs na internet, conte-nos sobre esse percurso.  

JOÃO GIMBI: Bom, não foi fácil o ensino EaD (Ensino a Distância), mas me ajudou bastante e que até agora para mim não existe nem uma outra maneira de aprender se não for sozinho, eu passava noites estudando coisa por coisa, quando eu pensei estudar  Redes tive que procurar alguém que dominava, mas graças a Deus conheci o Tiago Fuca, na altura ele já tinha conhecimento em Redes, e me ajudou a me inclinar no assunto, graças a ele que conheci a Deltec do Brasil, a plataforma On-line que dá a formação da Cisco, em 2014 tive o meu primeiro Certificado de Redes pela Deltec do Brasil, no princípio de 2015  me cadastrei de novo numa plataforma on-line da Microsoft onde aprendi sobre Sistema Operacional Windows (Windows Server) depois de ter um pouco de conhecimentos, pensei em aprender como proteger as informações do Computador, porque não basta ter as informações se não sabe proteger, ali aprendi um de Segurança de Rede com Marco  Aurélio Thompson (És presidente da Casa da Segurança de Redes do Brasil ) no primeiro curso que lançou: O Curso de Hacker e no seu primeiro Livro : o livro Proibido do curso de hacker, que atualmente Intitulou a Bíblia Hacker da li  fui aprendendo, como a Programação Web, IT em Geral ,Tecnologia Cisco, Inteligência humana, Palestrar, falar em público e até agora ainda aprendo com os outros como ainda quero aprender com a TchiowaHub.

TCHIOWAHUB: Como foi a sua experiencia com a Cabinda TI e a Loja JG?

JOÃO GIMBI: Bem com ajuda de Deus, sou um dos fundadores de Cabinda TI, tenho orgulho, formei bastante no ramo da tecnologia de 2016 para 2018 e ganhei muita experiência com isso aprendi muita coisa, e a Loja JG eu era o dono isso antes de Cabinda TI, sempre com mente empreendedora, a JG inclinava num ramo apena, que era reparação de Computadores e reparar o Software de Telefone, e montagem de câmeras de segurança, é nessa época que aprendi manipular o Hardware, Criando o Monitor que trabalha com Óculos. Infelizmente já não tenho fotografias deste trabalho, se for possível um dia voltarei a fazer isso. 

TCHIOWAHUB: Que projetos vocês já tem no mercado com a Hostacad a sua atual empresa?

JOÃO GIMBI: Bem com a Hostacad (a minha atual empresa) atualmente está principalmente no ramo de prestação de serviços na: Criação de sites e sistemas (EaD, E-comerce) já temos dois produtos no mercado: 1. HPGS – (Hostacad Sistema de Gestão de Venda) mais de 20 clientes no país, um ano no mercado; 2. HSIGEC – (Hostacad Sistema de Gestão Escolar) 1 cliente por encomenda, menos de um ano no mercado.

TCHIOWAHUB: Como micro empresa na área de softwares como tem sido atuar no mercado local, as empresas já procuram por soluções vindas de empresas locais?

JOÃO GIMBI: Bom a nossa sociedade não sabe onde começar, então nós pensamos para eles, chegando até onde podemos notar que estão a necessitar da nossa ajuda, e ali demos a sugestão se podem aderir os nossos serviços para facilitar o processo de trabalho, muita das vezes conseguimos clientes por intermédio de outros clientes satisfeitos.

TCHIOWAHUB: O Covid-19 tem obrigado o uso de alternativas para apresentar e vender serviços, como jovem empreendedor no ramo das TICs como encaras este momento?

JOÃO GIMBI: Bem, neste momento de Convid-19, estou a trabalhar no mundo virtual (Internet) atendendo Clientes conversar fazer pedidos nas outras empresas, principalmente no Whatsapp Business.

 

 

Administrador Longuka

Longuka é uma edtech focada no desenvolvimento e uso da tecnologia para potencializar o ensino e aprendizagem.